quinta-feira, janeiro 16, 2014

Nas subidas... correr ou caminhar?

Nas provas de Trail devemos caminhar ou correr nas subidas?!

Pois bem, esta foi uma questão que coloquei a mim mesmo quando me iniciei nas provas de Trail.
Li vários artigos, fiz pesquisas, ouvi opiniões e tentei avaliar a minha prestação por tempos nas provas.
O resultado e a resposta não veio assim de uma forma tão linear e simples.

Em primeiro lugar acho que devem avaliar os vossos pontos fortes e os menos fortes na corrida com desnível.
No meu caso, o meu ponto forte são as descidas. Tive que procurar adaptar a corrida de forma a optimizar ainda mais esse meu ponto forte, da mesma forma que melhorava aqueles em que sou menos forte: a força e resistência nas subidas.

Como os artigos, opiniões e estatística não me davam uma resposta "certa" (não existe uma "resposta certa" - varia de pessoa para pessoa), decidi elaborar o meu treino para testar e verificar qual o tipo de corrida que encaixava nas minhas caracteristicas.

Sendo assim decidi:
- Marcar um percurso de 10Km;
- Escolher subidas/descidas acentuadas para o percurso;
- Fazer o teste/treino nas condições físicas o mais aproximadas possíveis;


No primeiro treino optei por correr sempre. Podem ver o resultado nesta primeira imagem.



Relatório no final do treino:
- No final da subida ia já bastante cansado e com dificuldade em repor a respiração;
- Na transição da subida para descida eu estava cansado e não conseguia aumentar a passada a descer;
- Quando chegava de novo à subida sentia ainda os músculos doridos;
- Ao sentir cansaço é mais difícil avaliar "onde vou colocar o pé" porque o raciocínio se torna mais lento.


No segundo treino optei por correr a subir enquanto me sentisse confortável, e caminhar (passada grande e rápida) o resto da subida o mais rápido possível.


Relatório no final do treino:
- O tempo nos 10km diminui 5%.
- Não cheguei a sentir cansaço a ponto de sentir dificuldade em controlar a respiração;
- A Velocidade nas subidas desceu cerca de 10%, mas a velocidade nas descidas aumentou cerca de 20%;
- Maior e melhor avaliação na escolha "onde vou colocar o pé".
- Pouco cansaço no final do Treino.

Comparando um treino com o outro podem verificar que a grande diferença é a variação na velocidade. Esse era o objectivo do treino.

AVALIAÇÃO FINAL:
Para mim, e tendo em conta a forma como se sinto mais confortável a correr e que me dá mais gozo, cheguei à conclusão que não me justifica forçar a corrida nas subidas.
Estou consciente que tenho que treinar força e resistência e os resultados irão melhorar ao longo do tempo.
Nas provas sei que o tempo que possa "perder" nas subidas ao não forçar, conseguirei recuperar nas descidas (isto varia muito dos terrenos e desnível em que a prova decorre).
Para mim, a questão de optar por caminhar ou correr não depende propriamente da inclinação do terreno, mas sim a forma como o meu corpo reage e "passa a linha" que me diz que a partir dali é a caminhar (com Frequencímetro isto seria muito mais fácil de avaliar possivelmente).
Tenho que estar consciente que "caminhar não é mau". Corro não pelos resultados, mas pelo prazer que a corrida (e o ambiente em que elas decorrem) me traz.
Mau é caminhar quando sei que posso correr.

Agora que dei a minha opinião sobre este assunto, pessoal das corridas, gostaria de saber a vossa opinião/experiencia!! Partilhem!!!


2 comentários:

  1. POis, disto não percebo nada. Se me falasses de natação ou zumba, poderia opinar.

    ResponderEliminar
  2. E primeira vez que estou no teu blog e gostei muito! Já li imensos posts! Parabens:)

    ResponderEliminar

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)