segunda-feira, dezembro 21, 2020

O meu balanço de 2020

 Está a chegar ao fim o marcante ano de 2020.

O que me ofereceu este ano? Muita coisa de Bom e nada de que me possa lamentar.

Eu, vou repetir, EU adorei este ano! Obrigado 2020

Não vou falar de mais ninguém além de mim. Não vou julgar o outro ou sofrer por ele.

Vou apenas falar de mim.

Foi no momento certo. Foi precisamente quando procurava fazer uma, mais profunda, viagem interior que o Mundo - também ele - decidiu parar. Se fosse planeado não podia ser melhor.

O que aprendi em 2020?

Aprendi sobre mim e sobre os meus sentimentos mais do que pensei ser possível. Isto porque nunca tinha realmente conseguido “parar para pensar e reflectir”. Clichê? Sim e não.

 

Percebi porque reagia de determinadas formas a determinadas situações e que, não eram de todo boas para mim. Nunca tinha percebido que isso era um problema real e solucionável em mim.

 

Percebi como e porque ficava ansioso. De que forma isso criava reações em mim. Aprendi a lidar com isso.

Exemplo: Entendi porque roía as unhas,  praticamente nunca mais as roí.  

 

Entendi o que valia a pena o desgaste de energia e o que não.

Entendi que tenho muito trabalho pela frente nesse campo.

Passei mais tempo com a família.

Tomei algumas resoluções e acções para mudar o que quero mudar no meu dia a dia. Tenho ainda várias a por em prática.

Valorizei o momento. Entendi que também nesse campo tenho trabalho pela frente.

Eu, o gajo que estava sempre pronto para uma festa e convívio… Tive oportunidade de avaliar o porque desse comportamento. Personalidade? Condicionamento? Escapatória? Algum trabalho pela frente.

Entendi que sou suficiente como sou. Que não posso ser, nem serei o que os outros querem que seja. Entendi que é reciproco, e não posso – nem quero -  mudar ou moldar alguém. Mas isto faz parte do nosso Ego e tem que ser contrariado.

Aprendi a questionar-me. A pergunta ou a dúvida faz procurar a resposta.

Foco. A importância do foco. Muito, muito trabalho de desenvolvimento pessoal.

Senti a tristeza e as lagrima só de pensar na perda. Senti que isso era amor.

Questionei a ligação entre as palavras e sentimentos. Saudade. Amo-te. Amigo. Ser feliz. Estar presente. Momento. Viver. Quando é que o que dizermos é o que realmente sentimos? Quando é que não dizemos o que queremos mostrar?

 

O ano de 2020 foi vivido para a Família. Foi vivido dentro do Lar. E, sobretudo, foi vivido muito para mim.

O ano de 2020 foi uma dádiva.

O resto da vida vai ser, como até aqui, o que eu quiser fazer com ela. Mas agora de uma forma mais consciente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)