quarta-feira, setembro 05, 2007

Eu "tinha" onicofagia...

O que é Onicofagia perguntam vocês.....

A onicofagia é o singular de hábito de roer unhas, é um dos hábitos mais comuns em que vemos em, crianças, jovens e adultos.

As consequências
O hábito de roer unhas pode provocar sérios problemas. Roer as unhas produz ferimentos que servem de porta de entrada para vírus como o HPV, causador de verrugas na pele. Quem engole pedaços de unhas pode ter pequenas lesões no estômago ou no intestino. Um outro fator é, as mãos podem estar sujas e a pessoa acaba ingerindo germes.

Tratamento
De modo geral, a onicofagia não é um caso de se preocupar e, se não estimulado, com o tempo desaparece. Embora, se estiver associado a outros problemas, o quadro é mais complexo e precisará de ajuda especializada. Veja alguns exemplos que ajudará a controlar a onicofagia: - Manter as unhas bem cortadas, evitando que as pontas mal aparadas sirvam de tentação para os roedores. - Mordedor de borrachas (Principalmente quando está assistindo filme, jogos, novelas, ect.) -Chicletes sem açúcar - Ocupar as mãos do indivíduo com atividades (trabalhos manuais ou instrumentos).

Mas agora vou deixar de roer as unhas.
Vai custar, mas terá que ser... porque além de fazer mal, ainda por cima é um vicio feio...
por isso.. ajudem-me lol

1 comentário:

  1. Oi!

    Quero partilhar contigo como deixei de roer as unhas! Pus unhas de gel... ajudou??? :P

    Fora de brincadeiras... roí durante muitos muitos anos... roía até fazer frida!! Para além de vício muito feio estava sempre com herpes e aftas na boca :S muito mau mesmo... desde que pus as unhas de gel (75 euros mais bem gastos da minha vida) nunca mais voltei a roer. E isso tem 2 explicações lógicas: 1- não lhes conseguia chegar (óbvio) 2- Comecei a aperceber-me do lixo que fica acumulado nas unhas... medo! Passado 2 meses retirei as unhas de gel e estou "limpa" há 3 meses!!! Ok. Tenho que ser sincera... não voltei a roer mas quando o stress aperta lá tenho eu a tendência de tirar o verniz :S Mas nada que se compare ao que era antigamente. Agora até me dou "ao trabalho" de fazer manicure ;)

    ResponderEliminar

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)