quarta-feira, novembro 17, 2010

A maneira de olhar...

Todos nós temos necessidade de ser olhados.
Podíamos ser divididos em quatro categorias consoante o tipo de olhar sob o qual desejamos viver.

A primeira procura o olhar de um número infinito de olhos anónimos ou, por outras palavras, o olhar do público.

Na segunda categoria, incluem-se aqueles que não podem viver sem o olhar de uma multidão de olhos familiares. São os incansáveis organizadores de jantares e de cocktails. São mais felizes que os da primeira categoria porque, quando estes perdem o público, imaginam que as luzes se apagaram para sempre na sala da sua vida. É o que, mais dia menos dia, lhes acontece a todos.

Vem em seguida a terceira categoria, a categoria daqueles que precisam de estar sempre sob o olhar do ser amado. A sua condição é tão perigosa como a das pessoas do primeiro grupo. Se os olhos do ser amado se fecham, a sala fica mergulhada na escuridão. 


Finalmente, há uma quarta categoria, bem mais rara, que são aqueles que vivem sob os olhares imaginários de seres ausentes. São os sonhadores.

in "A Insustentável leveza do ser"

2 comentários:

  1. Pois, não posso dizer que concorde completamente com esta divisão de olhares. Mas pronto,,, nunca pior lol

    ResponderEliminar
  2. Isso das divisões é sempre muito subjectivo, existe aí qualquer coisa que falha nessa divisão. É difícil encontrar alguém que preencha todos os requisitos dessas divisões. Contudo, são apenas opiniões, nada comprovado.
    Falta aí a categoria do olhar fatal:)
    Uma coisa é certa: um olhar pode valer mais do que mil palavras:P tudo depende do emissor e do receptor:)Ah e claro se estão na mesma frequência...Que isto de se ver em frequências diferentes tem muito que se lhe diga (am, mais baixas, fm, mais altas)..loool

    ResponderEliminar

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)