terça-feira, dezembro 14, 2010

A importância da amizade...

Esta semana fiz um rewind na minha vida por alguns minutos a pensar nos amigos que tenho, que tive e que vou tendo...
Depois de pensar em vários amigos, colegas, companheiros, conhecidos, e naquele senhor que vai sempre no elevador quando eu também vou lá dentro (ainda por cima ele não só anda sempre no mesmo elevador que eu, como se veste igualzinho), criei tipo uma rede a ligar esses amigos na minha vida actual. O resultado final foi mais ou menos este:
"Dos amigos com quem convivo hoje, S é o mais antigo, embora conheça D à mais tempo mas a amizade surgiu depois. Eu conhecia o F desde de puto, mas a amizade vai e vem e acaba por ser sazonal. Foi D que me apresentou M. N e A já conheço há vários anos. C e C ainda à mais. Deixei de falar com L, mais ou menos na altura em que conheci C. Depois deixei de falar com C durante uns tempos e conheci  passado uns anos S e F. Voltei a falar com L, voltei a falar com C, não tenho falado com F não sei bem porque..."

Resumindo, perceberam alguma coisa?
Pois... eu também tive alguma dificuldade em assimilar toda esta rede extensa de ligações de pessoas que estão numa altura, depois não estão, aparecendo novamente à frente...etc

A minha memória a média/longa distância não é nada boa se não for avivada por memórias ou pequenas recordações que as próprias pessoas me façam ter.
Nunca senti falta de amigos. Nunca senti falta de amizade. Mas dá trabalho mantê-los... Também nunca tratei mal um amigo...
Bem...talvez deva um ou outro pedido de desculpas a uma ou outra pessoa. Já pedi a algumas pessoas, e não foi por isso que perdi a sua amizade.

Por outro lado, também gosto desta sazonalidade de amigos. É bom fazer as coisas apenas às vezes. Estar com pessoas apenas de vez em quando. Fazer uma pausa para que haja novidades. E se a amizade for verdadeira, quando nos voltarmos a encontrar para um "daqueles jantares", podem ter passado 2 semanas, 2 meses ou 2 anos...mas vai ser como se tivessem passado 2 dias. A intimidade não se perde.

Depois se pensar-mos por datas é que se torna engraçado:
-
Lembram-se dos amigos que fizeram no 5º ano? Ainda falam com algum?
- Lembram-se dos amigos que conheceram quando entraram para o 10º? E os que continuaram amigos depois de acabaram o 12º?
- Lembram-se dos amigos que levaram pela primeiras vez no carro quando tiraram a carta?
- Os amigos que foram convosco nas primeiras verdadeiras férias?
- Os amigos a quem apresentaram a 1ª namorada? Ainda falam com esses amigos ou ainda se lembram da 1ª namorada? lol
- E a 2ª namorada? A 3ª namorada? .... a 24ª namorada?


Torna-se engraçado pensar nisto e ver quem conhece quem...

A amizade torna-se importante porque as memórias que temos da vida gostamos de as partilhar com alguém, e muitas vezes só faz sentido lembrar dessa memória para a partilhar com a pessoa com quem a vivemos, ou contar a outra pessoa e por norma começamos sempre assim:
"Uma vez fui com uns amigos..."

1 comentário:

  1. Resumindo, as pessoas vão passando, mas os verdadeiros amigos permanecem ao longo tempo, ultrapassando as intempéries da vida....
    E da escola primária, resta algum amigo?! Ah pois é, eu tenho, e do 5.º ano também e não é a mesma pessoa:)
    Não me lembro da primeira namorada...lol não a tive...loool

    ResponderEliminar

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)