sexta-feira, novembro 18, 2011

20 livros a ler antes dos 30 anos

Encontrei esta lista num forúm na net... Achei curioso!

Decidi transmitir e já que ás vezes tenho dificuldade em escolher alguns livros, posso ficar tentado a completar a lista.
A verde estão os que já li (antes de conhecer esta lista) - já "só" faltam 16... (não creio que leia todos)

Independentemente do seu conteúdo, quer sejam romances, ficção, manuais, estes 20 livros transmitem a capacidade de tornar um homem mais culto, interessante e acima de tudo de compreender o mundo através da diversidade. Se tem menos de 30 anos comece a riscar os que leu e a apontar os que necessita de ler, se tem mais de 30 anos e ainda não completou a lista, está na hora de o fazer.
1.“1984” de George Orwell – o livro 1984 ainda tem um significado muito actual, mesmo depois de ter sido escrito em 1949. Demonstra uma visão dos governos que usam a vigilância e o controlo para manipular os seus cidadãos.

2.“Por quem os sinos dobram” de Ernest Hemingway – uma história sobre a morte e a crueldade da guerra baseada numa ideologia.

3.“Guerra e Paz” de Leo Tolstoy – o desenrolar deste livro surge na sociedade Russa, durante as guerras napoleónicas, é uma ligação trágica entre diversas vidas.

4.“Siddharta” de Hermann Hesse – uma história que revela a importância das experiências da vida, uma compreensão do que nos rodeia, uma iluminação da vida.

5.“Os Direitos do Homem” de Tom Paine – este livro foi escrito durante a Revolução Francesa, tendo sido um dos primeiros livros a dar a conhecer o conceito dos direitos humanos, na perspectiva da política democrática.

6.“O Contrato Social” de Jean-Jacques Rousseau – “O homem nasce livre, e em todo o lado ele está acorrentado.” Esta frase capta a essência do livro: os direitos individuais de cada pessoa dentro da sociedade.

7.“The Tipping Point” de Malcolm Gladwell – este livro demonstra como uma pequena ideia, ou conceito de produto se pode espalhar globalmente e fazer realmente grandes mudanças sociológicas.

8.“100 Anos de Solidão” de Gabriel García Márquez – este livro usa diversas histórias para passar a mensagem de que devemos sempre lembrarmo-nos da nossa herança cultural.

9.“A Origem das Espécies” de Charles Darwin – esta obra foi um dos livros com mais impacto não só a nível social como científico, dando uma visão sobre o mundo natural e a evolução da espécie humana.

10.“David Copperfield” de Charles Dickens – Charles Dickens ensina que devemos ir contra os primeiros erros impulsivos de um coração indisciplinado. Este livro fala sobre como manter um coração disciplinado e relaciona-o com a vida emocional e moral.

11.“O Gato Malhado e Andorinha Sinhá” de Jorge Amado – uma das histórias de amor mais bonitas, reflecte que o amor não tem barreiras, o amor humano é maior que a diferença.

12.“A Arte da Guerra” de Sun Tzu – dos livros mais antigos, e actuais; é um livro de estratégia de guerra, que na realidade se aplica às actuais estratégias do mundo dos negócios.

13.“Quatro Quartetos” de T.S. Eliot – esta obra foi escrita durante a segunda Guerra mundial, mas ainda se mantém bastante actual; uma das obras poéticas mais sábias da actualidade.

14.“Walden” de Henry David Thoreau – este livro foi escrito durante 2 anos em reclusão numa floresta, para ser verdadeiramente livre das pressões da sociedade. “Fui para a floresta porque queria viver deliberadamente, para enfrentar os factos essenciais da vida, e ver se eu não poderia aprender o que eu tinha ensinado, e não, quando morresse, descobrir que não tinha vivido.”

15.“Crime e Castigo” de Fyodor Dostoyevsky – um livro sobre um jovem que vive na pobreza, e que sucumbe ao crime para alimentar a fome de dinheiro, causando um grande impacto em si e em todos que o rodeiam.

16.“O Príncipe” de Niccolo Machiavelli – este livro é excelente a descrever situações onde o poder está incorporado na política. A liderança, influenciar outros, tudo se aplica.

17.“Getting Things Done” de David Allen – este livro é essencial para organizar a vida e realmente conseguir com que as coisas sejam feitas.

18.“A República” de Platão – uma lição de filosofia que ensina como a vida deve ser vivida, e como a justiça deve ser aplicada e como um líder deve agir.

19.“Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas” de Dale Carnegie – este foi um dos primeiros livros de auto-ajuda a ser lançado no mercado. É um guia muito fácil de ler e de compreender, ensina a lidar com as pessoas na vida pessoal e nos negócios.

20.“Senhor das Moscas” de William Golding – uma visão ponderosa que olha para o ser humano numa situação extrema sem leis, de selvajaria, que torna o seu instinto animal o sentimento dominante, tornando a razão humana muito pouco significante.

5 comentários:

  1. E que tal Anna Karénina de Tolstoi, Os irmãos Karamazov, Demónios de Dostoievski.

    António Lobo Antunes, qualquer um.
    A insustentável beleza do ser, a vida não é aqui, de Kundera.

    Almas mortas, de Gogol
    A mãe, de Gorki

    Boas leituras =)
    Beatriz

    ResponderEliminar
  2. *Leveza e não beleza

    Lapso meu

    Beatriz

    ResponderEliminar
  3. Beatriz,
    vou tomar nota das dicas :)

    Quanto à Insustentável leveza do ser de Milan Kundera, já li à uns anos, e é o meu livro preferido :)

    Essa é sem dúvida uma boa sugestão!

    (dos meus amigos mais proximos, quem me prometer que vai ler o livro, posso emprestar)

    ResponderEliminar
  4. =)

    Se me permites e sem querer maçar, deixo + algumas sugestões.

    Alexandre Dumas: O Conde de Monte Cristo;

    Flaubert: Madame Bovary;
    *Salammbô;

    Os Maias, Eça;

    Cândido, de Voltaire;

    G.G Márquez: Viver para contá-la (autobiografia, que tão bem nos faz perceber as passagens e descrições dos seus livros)
    *O amor em tempos de cólera

    Llosa: Conversa n'A Catedral;
    A casa verde;

    Longo caminho para a liberdade, autobiografia de Nelson Mandela;

    Cossacos, de Tolstoi

    De momento estou a ler Cadernos do subterrâneo, de Dostoievski, está a ser muito interessante.

    Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust;

    A consciência de Zeno, de Svevo

    E chega, excedi-me nas sugestões. Mas "os livros são como as cerejas".

    São poucas as pessoas que conheço que viram 3 homens e 1 perna =)

    Beatriz

    Ilusões perdidas, de Balzac

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela partilha, realmente é um bom desafio a definir para nós próprios... Ainda que faltam uns quantos livros!

    ResponderEliminar

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)