sexta-feira, agosto 14, 2015

A vida muda... e isso é bom.

Carta aberta aos meus amigos (e leitores do blog),

Todos nós em algum momento da nossa vida já paramos para perguntar: "O que é que eu quero para a minha vida?".
Por norma essa pergunta surge em duas situações: Quando nos sentimos mal, ou Quando nos sentimos bem.
A maior parte das vezes, e assim foi comigo, é quando nos sentimos mal... Temos problemas no trabalho, temos um desgosto amoroso, um problema familiar, ou alguém muito próximo tem um "azar do caraças" e pensamos - E se fosse comigo?

Desta vez... Bem, desta vez é diferente. É porque me sinto bem!

Até fiz um paragrafo para dar a real importância à frase e ao sentimento.... É porque me sinto bem!
Nos últimos anos - engraçado como os dias se transformam em meses e de repente em anos - sofri várias transformações internas, e vá, externas também.
Não foi só a minha barba que cresceu, que infelizmente não consigo deixar as unhas crescer. Foram também as minhas convicções que cresceram, a minha vontade de fazer vale e dar a minha opinião (working on that), a capacidade de perceber que "ninguém me vai fazer sentir bem, se eu não me sentir bem comigo mesmo". Bla, bla, bla dizem vocês - Tomada de consciência digo eu.

Eliminei  (acho que é uma palavra forte, mas tem que ser usada) algumas pessoas do meu circulo de amigos mais próximo. Faziam-me mal. Não era Bullying, mas quase. O pior disso?? Eu deixava e não me importava/percebia essa realidade. Tomei consciência como referi antes e Voilá... Delete.

Outras foram afastadas de uma forma natural. Sem rancores. Sem problemas por resolver. Apenas porque a vida separou os caminhos e disse:  - Os vossos caminhos não se cruzam.

Existe também aqueles amigos, que não o deixaram de ser, mas por várias razões - foram pais, foram morar para mais longe, mudaram de emprego, etc.

Das pessoas que ficaram e entraram não vou falar aqui. Elas estão presentes de uma forma ou outra. Muitas delas ainda se estão a adaptar a mim. É estranho sentirem que "tenho algo que não tinham antes". Muitas ainda estão a apalpar o terreno. Eu entendo isso. É complicado acreditar que um politico está a dizer a verdade? Sim é!
É igualmente complicado ver uma pessoa que não impunha o seu EU a fazer isso - claro que isto é uma coisa progressiva, não exijam tudo de mim de uma vez.
Procuram uma razão para eu agora fazer isso... "Pode ser disto, pode ser daquilo..." - não me dizem, mas sinto (nós todos sabemos quando os outros pensam mas não nos dizem certas coisas).

Não me vou justificar e muito menos desculpar mas se me perguntarem: "Então e mudaste porque?" a resposta só pode ser: "Foram as experiências da minha vida que me transformaram!"
Se é verdade que tinha uma opinião sobre algumas coisas e hoje não é bem assim?! Sim, claro que sim. A isso chama-se aprendizagem e como se diz: Nunca é tarde para aprender!

Além disso, foram vocês que me mudaram também. Sim, se pensarem bem, quantas vezes me disseram: "Tu devias fazer valer a tua opinião. Tu não devias deixar passar isso. Tu não podes ser assim" - Verdad?, Sí verdad! 
E não digo isto apenas no mau sentido. Digo isto também no bom. Nos elogios que fazem e nas capacidades que identificam em mim.

Ninguém tem que gostar de mim. Apenas aceitam esse facto ou não, sendo que o facto sou eu!
Eu faço aqui mea culpa e assumo que isso foi algo também que aprendi. A minha opinião para os outros vale o que vale... E é muito mais fácil aceitar os outros como são, do que tentar que mudem porque "na minha opinião devia ser assim". Gasta tanta energia isso, e tem tão pouca lógica tentar que os outros façam aquilo que achamos que deve ser feito que chega a não ter lógica.

A Super Bock tem um novo cartaz (e este sem polémica) que diz: "Os amigos não de adicionam, conquistam-se!" - É preciso parar e reflectir um bocadinho sobre isto...Faz todo o sentido não faz?

Este é O Meu Passaporte... Esta é a minha vida... E estou disposto a deixar um Carimbo nela! E que seja um daqueles que vale a pena!

PS: Isto não é um grito de revolta, não é um "aviso", não é nada disso... é apenas a minha Opinião.
(se precisaram de ler este PS para entender isso, então ainda se estão a adaptar a mim :) )


4 comentários:

  1. A vida é mesmo assim... feita de encontros, desencontros, aprendizagens, mudanças de rumo e tantas coisas mais!
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Engraçado... eu sou da opinião de que as pessoas não mudam (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunshine,

      Eu sou da mesma opinião, e por isso mesmo fui alterar "mudaram" para "transformaram" apenas para a ideia ficar melhor entendida. Porque na verdade, os comportamentos podem mudar. Exemplo: Podes confiar muito nas pessoas todas, mas elas não sabem guardar segredo e tu deixas de confiar. Mudaste? Ou simplesmente transformaste-te? É uma questão de semântica muitas vezes, e por isso mesmo mudei a palavra no texto. Obrigado pela observação.

      Eliminar
    2. Já posso concordar um bocadinho, mas a minha teoria é a de que as pessoas se adaptam e se moldam ... mas o que elas realmente são nunca muda, faz parte da essência, e quando menos se espera, naqueles momentos em que perdemos o controle, o que nos realmente somos e sentimos não se consegue alterar.

      Eliminar

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)