sexta-feira, janeiro 25, 2019

25/365: Temos sempre opção - "Fico ficar incomodado ou não?"

Quando estamos perante uma situação incomoda temos sempre a opção de nos questionarmos: Vou deixar que isto me afecte ou não?
Se num primeiro impacto até pode incomodar, e até percebemos que esse era o objectivo, temos (e devemos) sempre que parar e reflectir: Vou deixar que isto me afecte? Vale a pena desgastar as minhas energias e fazer valer o meu ponto de vista? Estou certo no que queria transmitir? Foi falha na mensagem ou no receptor?
Dependendo das nossas respostas a essas questões podemos achar que vale a pena gastar energia e demonstrar o nosso ponto de vista, ou simplesmente ignorar e avançar. O importante é mesmo avançar e estar no presente e não ficar a pensar em algo que ficou já no passado.
Todos os dias podemos ter estes pequenos desafios. Seja na coisa mais simples como alguém que cede uma prioridade num cruzamento ou até à coisa mais complicada como podem encontrar exemplos na vossa vida.
Eu tenho aprendido a fazer essa gestão.
Quando há alguém que ficou prejudicado, é imperativo resolver. Quando acho que vale a pena e que é possível corrigir aquela situação, batalho. Quando percebo que ela só aconteceu por má vontade, não perco tempo.

Fico Grato por começar a ter este discernimento de uma forma mais clara.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)