segunda-feira, janeiro 13, 2020

Aprender a dizer Não

Muitas vezes queremos dizer não, sabemos que não vamos fazer mas temos a tendência de dizer "Talvez" ou "Vou ver se consigo". Quais as razões que nos levam a adiar ou evitar aquele não?
Falando de mim diria que a maior parte das vezes é para tentar manter aquela paz de não rejeitar. É o evitar o confronto. É o deixar a opção em aberto. Mas será isto justo? Será isto realmente o melhor?
Todos gostam que as pessoas sejam sinceras connosco, mas a maior parte das pessoas que gosta disso, acaba por ter este tipo de comportamento.
Em primeiro lugar para dizer que Não temos que estar de bem com o nosso Eu. Paz interior e mente liberta. Saber o que queremos ou não. Quais são as nossas prioridades.
Em segundo... Em segundo não importa, pois é exactamente por priorizarmos outras pessoas ou interesses que deixamos de manter a nossa vontade.

Isto é algo que pode ou não fazer parte da nossa personalidade desde pequenos. Mas a vantagem é que é algo que pode ser aprendido, assim como a assertividade (que não é fácil).
A maior parte da minha vida tive dificuldade em dizer Não (ainda estou no processo de aprendizagem), tive dificuldade em abandonar, tive duvidas sobre o que realmente eram os meus gostos ou o que fazia para agradar. Fui aprendendo. Umas por "bater com a cabeça na parede", outras pelo exemplo das pessoas que fazem e foram fazendo parte da minha vida.

Consigo identificar umas quantas pessoas, com quem tinha relações de amizade, que à distância questiono: Mas porque raio é que eu me dava bem com ela? Ela só fazia a vontade dela. Fazia-me sentir mal quando eu queria fazer algo diferente. Conseguia manipular-me. Conseguia oprimir-me. Conseguia fazer com que duvidasse de mim.
Consigo identificar outras que não são nada positivas. O mundo está mal. Elas estão sempre assim assim. Usam expressões como "Isso é tudo muito bonito, mas...". Acham que as pessoas deviam ser sinceras mas elas próprias não são capazes de o ser.
Consigo identificar

Foram estas pessoas que me ensinaram a dizer Não!!!
Não, não quero isto para mim. Não, não quero estar sempre a fazer o que queres. Não, não quero estar sempre à espera da resposta ao convite durante dias. Não, não quero que me estejam sempre a apontar o dedo a dizer que sou "assim e assado - que até posso ser - sem que me digam o que posso melhorar em mim. Não, não quero a mesquinhes de falar dos outros.
Não, não quero ser assim e quero aprender a melhorar sempre que possa fazer isto.

Uma coisa importante que aprendi e estou a tentar cumprir é: Dizer sempre a verdade - ou pelo menos não mentir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)