sexta-feira, fevereiro 03, 2012

"Saudades" dos Censos 2011...

O ano passado fui um daqueles "gajos" que andaram a bater às portas das pessoas para preencher os dados para os Censos...

Por motivos de confidencialidade (das pessoas) não gosto, nem quero falar muito disso... Mas existem coisas que não passam ao lado, e que nos ensinam.

Sempre gostei de conversar, com pessoas mais velhas especialmente. Lembro-me de quando tinha 6, 7, 8 anos (por ai) ficar horas a ouvir a minha mãe, tia ou avó a conversar com outras pessoas... Coisas que não tinham grande interesse, mas eu gostava de ouvir.
Para mim era bom, porque gostava mesmo, pareciam histórias dos livros... para elas era óptimo porque não andava a correr de um lado para o outro, não "desaparecia", etc...enfim, um descanso!

Quando fiz os Censos aconteceu-me mais que uma vez (e tive gosto) em que "velhinhas" me abriam a porta... Primeiro, e tendo em conta todo o "alarido" que "umas pessoas iam andar de casa em casa a "vigiar" o que tinham e quantos eram", diziam-me logo: "Pode entrar... Eu não tenho nada! Quer ver aqui dentro?! O meu marido já morreu à muitos anos!"
1º- Parecia que era um fiscal com direito a revistar tudo o que queria.
2º- Isto era muito mau, porque qualquer pessoa com más intenções conseguia fácil acesso à casa das pessoas, estando muitas delas sozinhas.

Para tranquilizar as pessoas (e porque depois tinha que ser eu a voltar à casa das pessoas para recolher os papéis) eu identificava-me. Não com o meu nome, porque existiam muitas vezes 50 anos de diferença entre nós... Mas: "Sabe quem sou? Sou filho da D.I., neto da C.R."

Isto dava-me "acesso" a 20/30m de historias sobre coisas que se tinham passado à 50 ou 60 anos atrás.
E eu adorava isso. Principalmente porque eram memórias de pessoas que já nem estavam vivas e que outra forma nunca iria saber.
E era ver um jovem "20 e tal" a conversar com uma pessoa de "80 e tal"...

Gostei... repetia nem que fosse por isso!! Mas com mais tempo!

5 comentários:

  1. porque não te inscreves como voluntário numa associação?

    olha ontem depois de uma optima reportagem na RTP1 decidi que vou procurar uma associação ou instituição da zona que preste apoio a idosos. Nem que seja só para falar com eles.

    Liga para a Santa Casa, a informaram-ne de algumas coisas.

    ResponderEliminar
  2. Eu vi a reportagem Nariz... e talvez por isso me tenha lembrado disto... Eu já me inscrevi numa de crianças... mas..acho que nem é preciso inscrever... existe aqui tantos lares ou "orfanatos" perto... Tenho que convencer alguem a ir comigo, porque sozinho não consigo... não tenho aquele "toque" de conversa!

    ResponderEliminar
  3. é tudo uma questão de tempo... ao fim de uma semana já estás pro na conversa :)

    - tao D. Maria passou bem?
    - oh filho, nem queiras tu saber. as minhas atroses
    - então conte-me
    - as minhas atroses la la la la
    (conversa iniciada)

    ResponderEliminar
  4. Fácil, fácil, no metro encontro sempre a mesma velhinha

    - Menina, pode dizer-me as horas?
    - São 22h30.
    - Ai, eu não sei o que isso é... è que eu tenho de tomar o remédio à meia noite.
    - São dez e meia, ainda falta.
    - Ah pois, e este frio, menina, o que isto me faz aos ossos, a menina não sente?

    E eu, que até nem sou de falar muito... Mas tenho qualquer coisa que faz as pessoas meterem-se comigo e falar até mais não. Seja a velhima que não tem com quem falar, o indiano que quase não fala português e vem pedir indicações e acaba a falar um "indianês" que me faz sorrir e abanar a cabeça como se estivesse a entender toda a conversa, a mãe que leva a bebé a andar de metro pela primeira vez, o senhor que vende pastéis de nata naquele cafézinho perto do trabalho e quer saber " o que vai hoje nas notícias, menina? Este país está de uma maneira... Ouviu o Ministro ontem?"...

    ResponderEliminar
  5. Também adoro os octogenários que vêm à farmácia. Gosto de ouvir as histórias do Sr. Parente (enquanto lhe avio as receitas), que já andou na pesca do bacalhau nos mares do norte; a D. Amélia que sempre me avisa quando posso semear os amores perfeitos na varanda; a D. Berta, hipocondríaca de profissão, que liga a avisar que o marido lá vai passar e aproveita para contar as novidades e tem uma predilecção subversiva por anedotas picantes... Só a partir de certas idades se encontram certos "recheios", digam o que disserem. E estes são uma miríade de cores que vale a pena fotografar.

    ResponderEliminar

Vá lá... deixa aqui o teu carimbo!! Não pagas imposto... (ainda)